06 dezembro 2011

A cor dos quilts

Hoje, as aulas foram cheias de cor e inspiraram este texto.
Sempre o disse e mantenho que há duas fases díficeis quando se faz um quilt: escolher as cores e escolher o quilting. Como vou falar de cor deixarei o quilting para uma próxima vez.
Muitas são as soluções. Pedir uma opinião, escolher tecidos parecidos com o modelo, escolher um esquema cromático a que eu chamo "valor seguro" ou escolher com risco. 
Qualquer situção é legítima se no final é gratificante para quem fez o quilt. Pela minha experiência, a fazer e ensinar patchwork, é quando se arrisca que se obtêm os resultados mais compensadores. 
Há cores e estilos que estão na moda e os quilts serão, no momento em que são feitos, agradáveis aos nossos olhos. 
Mas são as combinações menos standard mas de gosto muito pessoal que tornam um trabalho único, relevante e afectuoso.  Escolher assim, é fruto de um gosto mais sedimentado pela experiência ou pela personalidade ou ainda porque não se tem receio de não estar na moda. 

Arrisquem, gostem das Vossas cores. Vão ver que vale a pena.

Do 6º saquinho do meu calendário de Advento saiu a

Cor
todas elas, mais propriamente!

PS: as fotos são algumas das combinações de cor dos quilts de medalhão, realizados pelas participantes nos workshops.

3 comentários:

Jussara Machado disse...

Eu estou adorando essas "aulas".
É muito bom relembrarmos algumas coisas e aperfeiçoarmos outras.
Muito obrigada por sua disponibilidade.
Beijos
jussara

Quilting By Celia disse...

Gosto imenso de cor-de-laranja com o azul claro e cinzento. Fora do normal...nice...

Açor disse...

Bom, os dois são lindos mas como sou fã de azul o 1º é o meu eleito. Lindo!