10 junho 2014

a casa do botão

É quando preparo as aulas de tricot que me apercebo como há pormenores tão importantes. Uma simples casa de botão, que faço de forma quase automática, pode ser o motivo para várias iterações até a um resultado que me agrade. 

O projeto onde estas casas vão ser feitas é muito simples e por isso, para ser um desafio para a aluna, aposta-se na qualidade dos pormenores e acabamentos. As casas vão ser feitas numa barra em ponto de jarreteira o que não é o mesmo que as aplicar noutro qualquer ponto ou canelado. Por fim mais um pormenor: a Isabel V. F., que irá aprender esta técnica, tricota à inglesa.
(a primeira experiência é a de baixo e a que melhor resultou foi a de cima que irá ser utilizada)
Assim, todas as experiências, da primeira á última casa, foram tricotadas com o fio na mão direita (e não ao pescoço como faço habitualmente) e em malha de meia, reproduzindo a forma como irão ser executadas pela aluna. Algumas das experiências diferem apenas em aspetos tão simples como passar ou não o fio para a frente ou dar a volta à malha com o fio. 

5 comentários:

losvete artes disse...

Gostei..amo fazer tricô

Maria Fernanda Barbosa farias disse...

Seria otimo um video ensinando fazer essas casas de botao

Anónimo disse...

Seria ótimo um vídeo, porque faço tricô desde dez anos e tenho agora setenta e dois e as casa dos casacos q faço ficam orriveis.

Anónimo disse...

Eu faço casa de botão da seguinte forma :pego 2 pontos juntos e na próxima carreira eu reponho este ponto e daí forma a casa do botão.

Elisabete disse...

Onde está a receita?